Petição inicial ação de alimentos
SÍLVIA, menor absolutamente incapaz, neste ato representado por sua genitora, MARIA, brasileira, viúva, desempregada, portadora da Carteira de Identidade nº ..., expedida pelo ..., e inscrita no CPF sob o nº ..., residentes e domiciliados na Rua ..., vem, respeitosamente, por sua procuradora infra-assinada, à presença de Vossa Excelência, promover a presente
AÇÃO DE ALIMENTOS
em face de SÍLVIO, brasileiro, solteiro, residente e domiciliado na Rua ..., pelas razões de fato e direito a seguir expostas.
I. DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
Inicialmente, a Representante Legal da Autora afirma, nos termos do artigo 4º da Lei nº 1.060/50, que é hipossuficiente, não possuindo condições de arcar com as custas do processo e honorários advocatícios sem prejuízo do sustento seu e de sua filha, motivo pelo qual faz jus a gratuidade de justiça.
II. DOS FATOS
A Representante da Autora e o Réu mantiveram um relacionamento do qual nasceu a Autora, conforme constam de sua Certidão de Nascimento anexa.
Não obstante ter-lhe reconhecido a paternidade, o Réu não cumpre integralmente com seus deveres de pai. Na verdade, ao longo dos últimos meses tem furtado-se a contribuir de maneira contínua para o sustento da mesma, deixando toda esta responsabilidade, que deveria ser compartilhada entre pai e mãe, somente a cargo da genitora.
Atualmente, a Representante da Autora encontra-se desempregada, provendo-se, apenas, através de pensão recebida junto ao INSS, no valor de R$ 449,00 (quatrocentos e quarenta e nove reais), sendo esta a única fonte de sustento da criança. A genitora possui uma despesa mensal em torno de R$ ? ( reais) entre roupas, remédios, lazer e alimentação.
Contudo, o Réu não vem colaborando com tais despesas, incumbindo a mãe exclusivamente da responsabilidade que deve ser suportada por ambos.