peter
TECNOLOGO EM DESIGN DE INTERIORES
COR E LUZ E O DESIGNER DE INTERIORES
Gleine W.do Amaral Vilarinho
BRASÍLIA
2013
Gleine W.do Amaral Vilarinho
COR E LUZ E O DESIGNER DE INTERIORES
Trabalho apresentado para o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) como requisito parcial de avaliação das disciplina“Metodologia Científica/Projeto, ministrada pelo professor Cleuber Nunes”.
BRASÍLIA
2013
COR E LUZ E O DESIGNER DE INTERIORES
Gleine W. do Amaral Vilarinho
RESUMO
Este artigo tem como objetivo mostrar que no projeto de interiores não é apenas o tamanho do ambiente que o define como espaçoso ou não. Para tanto, são abordados que a cor e a luz usada com o principio de harmonização são responsáveis diretamente pela sensação de amplitude e aconchego Assim permite – se que o profissional de designer proporcione a percepção e a construção do espaço através da composição cor e luz. Como diz Farina as cores contemplam uma força poderosa, agindo como uma espécie de lei; a massa de um objeto pode aparentar maior peso ou leveza conforme a cor utilizada. Para Farina (2006), uma superfície branca também propõe a impressão que é maior, quando comparada a uma de tonalidade escura.
.
Palavras-chave: espaço, cor, luz, designer de interiores
1 intrODUÇÃO
Sem dúvida a cor é um elemento que exerce grande influência no projeto de interiores, pois as cores tem o poder de alterar o elemento físico, mental e emocional das pessoas. Seus efeitos na decoração são fundamentais para a criação de um espaço harmonioso, aconchegante e amplo.
Mas é importante ressaltar que a luz é a grande responsável pela percepção das cores, e também proporciona o efeito de aumentar ou diminuir o elemento em um