PET - HQ
Avaliação do desempenho de um copolímero processado por sopro
O PET está presente em quase todas as embalagens e recipientes soprados, devido suas ótimas propriedades.
Boas propriedades de barreira
Transparência
Boas propriedades mecânicas
Atendimento da norma para contato com o alimento
Porém estão buscando colocar mais propriedades para o PET como:
Características de barreira intensificada
Maior resistência à temperatura
Pra o projeto foram feitos vários testes com o PET. Foi adicionado um copolímero ao PET, o diaceto de Hidroquinona (PET-HQ). Em um dos testes, moldaram o PET-HQ por compressão e resfriaram rapidamente, para produzir chapas amorfas com aproximadamente 0,9 mm de espessura, as quais foram posteriormente estiradas para a obtenção de filmes finos.
Eles aumentaram a porcentagem de Hidroquinona, a TG e a TM se mantiveram inalteradas, mas a cristalização do material ao ser resfriado se tornou mais rápida, isso não foi bom para o resultado esperado, pois o que se queria seria um produto amorfo.
Os dois materiais utilizados para o projeto foram o PET e o PET-HQ , os quais foram desumificados durante a noite.
Foram utilizadas pré-formas para os testes com o PET-HQ, que requereu menores temperaturas no canhão, menor velocidade de rosca e maiores níveis de contrapressão em relação ao PET.
Resultados
O PET teve maior expansão do que o PET-HQ.
O PET-HQ pode ser fabricado sob ciclo mais curto do que o PET. Isso ocorreu, pois com o PET-HQ se conseguiu trabalhar com menor espessura de parede.
Com o tempo mais curto de ciclo, houve redução dos custos.
Conclusão
O PET-HQ não atingiu o requisito de contração e de ensaio de cargas. Eles acreditam que se melhorar o projeto de pré-forma, as características podem ser melhoradas.