Peste Emocional
Psicoterapias Corporais – Professora Adriana Marques
Aluna: Patrícia Borba da Silva Gomes
Peste Emocional – Resenha e Correlação com os filmes A Caça e Othello.
A peste emocional afeta ate mesmo quem não esta envolvida no contexto direta ou indiretamente, mas que toma ciência da teia e suas consequências, exatamente como fui acometida e mobilizada – porem sem um desconforto demasiado, ao assistir ambos os filmes indicados.
É possível traçar algumas características entre as pessoas afetadas pela peste emocional, e que são observadas em ambos os filmes abordados, em perspectivas diferentes.
A origem da peste emocional para Reich esta diretamente relacionada a precariedade do contato energético, físico e emocional em quem desempenha a função materna junto a um bebê, e induz uma educação autoritária nesta criança, sendo esse um caminho viável para a desestruturação energética e de caráter deste individuo – constituindo-se a base da manifestação de uma biopatia. Para Reich a peste emocional vem a ser uma enfermidade desencadeada pela disfunção básica do sistema neurovegetativo, ou seja, é uma biopatia crônica do organismo. É grande a possibilidade da peste emocional esta diretamente associada ou mais facilmente identificada na estrutura de caráter neurótico do que na estrutura de caráter genital. Sendo uma biopatia a peste emocional é passiva de cura, contudo tem que existir a consciência do acometido para que se faça o tratamento.
Os empestiados possuem algumas características peculiares de comportamento, atitude e questões, como: geralmente não são lideres – contudo não possuem dificuldade para o serem pois são lideres natos, são seguidores de dogmas, ódio fatal a tudo que represente algum significado de saudável, se aglutinam em círculos sociais, tenta impor a sua maneira de viver, reverencia ao líder, são disseminadores de discórdia e fofoca, agem de forma enfática, contudo nunca se expõem desnecessariamente, salvo para o controle