Desastres Ocorridos Em Rea De Taludes
Os fenômenos mais localizados, tais como escorregamentos, inundações, subsidências e erosões, que podem ocorrer naturalmente ou serem induzidos pelo homem, através de degradação de áreas frágeis, potencializados pelo desmatamento e ocupação irregular.
Os desastres estão associados a escorregamentos, inundações, que acarretam grandes prejuízos e perdas de vidas humanas. Ressalta-se que as atividades antrópicas são as que mais contribuem para o agravamento da intensidade dos eventos naturais, resultando nos desastres.
No Brasil, inundações, escorregamentos e processos correlatos, são os principais fenômenos relacionados a desastres naturais, ocorrendo normalmente associados a eventos pluviométricos intensos e prolongados, nos períodos chuvosos que na região sudeste corresponde ao verão (outubro a março).
Desastres ocorridos no Brasil abordando os acidentes ocorridos na Bahia –
No Brasil, os principais fenômenos relacionados a desastres naturais são derivados da dinâmica externa da Terra, tais como, inundações e enchentes, escorregamentos de solos e/ou rochas e tempestades. Estes fenômenos ocorrem normalmente associados a eventos pluviométricos intensos e prolongados, nos períodos chuvosos que correspondem ao verão na região sul e sudeste e ao inverno na região nordeste.
Quanto aos fenômenos da dinâmica interna, o Brasil caracteriza-se por uma fraca atividade na ocorrência de tremores, que em sua maioria, são de baixa magnitude variando entre 2° e 4° na escala Richter. Em geral, no Brasil são pouco frequentes os danos associados a tremores.
A cidade do Salvador tem registrado na sua história ocorrências de escorregamentos de terra em encostas, causando grandes prejuízos materiais e à sua população. O primeiro registro de escorregamento em encosta foi em 1551, exatamente dois anos após a fundação da cidade, sendo em 1671 a primeira tragédia ao longo de uma história pontuada por desastres de origem geológica: o escorregamento