AFONSO Rubens Escuta Zé Ninguem E O Poder Do Amor
AFONSO, Rubens. Escuta, Zé ninguém! e o poder do amor. Curitiba: Centro Reichiano, 2005.
Disponível em: www.centroreichiano.com.br/artigos. Acesso em: _____/_____/_____.
______________________________
ESCUTA, ZÉ NINGUÉM! E O PODER DO AMOR
Rubens Afonso
Resumo
Este artigo traz o desabafo lúcido e corajoso de Wilhelm Reich em seu maravilhoso livro Escuta,
Zé ninguém. O livro 0 foi escrito em 1946, é um texto humano, resultado de longos anos de trabalho e experiência, que levaram o autor à consciência de que forma o homem comum se submete ao poder dominador e as conseqüências funesta deste submissão, que leva o indivíduo a um sofrimento profundo. Fala também do amor e de seu poder transformador, quando o indivíduo eleva o seu sentimento mais profundo de fé, podendo sair da condição de Zé Ninguém para viver como um indivíduo saudável e feliz.
Palavras-chave: Submissão, Fé, amor, transformação
Escuta, Zé Ninguém foi um título de um livro escrito por Wilhelm Reich (1897-1957) em
1946, onde denunciou o quanto de Zé Ninguém tem cada um de nós. Vale a pena lembrar que este não era o pensamento dele sobre o ser humano, mas como somos conduzidos a pensar e agir por todas as agências de controle que nos cercam, como por exemplo: família, religião, lideranças políticas, movimentos de massas, educação escolar, televisão, etc....nos impedindo de caminhar com as nossas pernas e conduzir a nossa vida.
Mas afinal, o que Reich queria que o Zé Ninguém escutasse? Neste artigo vamos descrever o que era para Reich o Zé Ninguém e depois analisar as possibilidades de sair desta condição, porque Reich fez a denúncia lúcida e corajosa, e cabe a nós, amantes de sua obra, efetivar ações, colocando em prática suas idéias e suas pesquisas, e a medida que pudermos ir ampliando-as, em busca da liberdade de ser, e de se expressar.
Antes de mais nada é preciso ressaltar que Escuta, Zé Ninguém não é um documento científico, mas humano.
Foi escrito para os arquivos do