pessoas como recursos ou como parceiros das organizações
Dentro desse contexto, a questão básica é escolher tratar as pessoas como recursos organizacionais ou como parceiros da organização. Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos.
Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados.
Últimos Cursos
Diferença entre Tubarão e Baleia
Você sabe qual é a diferença entre um tubarão e uma baleia? Confira abaixo: BALEIA As baleias são os maiores mamíferos do mundo. Elas podem viver 30 anos em média, porém já foi registrada uma baleia que chegou até os 50 anos. TUBARÃO Tem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, e pode... http://www.cursosnocd.com.br/biologia/diferenca-entre-tubarao-e-baleia.htm Alimentação Saudável - Benefícios do Alho para a Saúde
O alho, responsável por deixar a comida com aquele gostinho especial é também um ótimo alimento para prevenir vários problemas como má digestão, problemas respiratórios, e fadiga. O alho tem sido usado há séculos em todo o mundo, pois oferece muitos