DROGAS LICITAS E ILICITAS
As Lícitas são aquelas legalizadas, cujo sua produção e comercialização é livre e a sociedade aceita. Já as Ilícitas são aquelas cuja produção e
Comercialização é proibida pela legislação.
LÍCITAS:
Álcool (Jennifer) – O álcool se origina a partir da cana de açúcar, de cereais ou frutas, pelo processo de fermentação ou destilação.
Os efeitos do uso excessivo pode causar náuseas,vômitos,tonturas,diminuição dos reflexos,agressividade e sedação.O uso prolongado pode ocasionar doenças graves como cirrose e atrofia cerebral.
Exemplos de álcool: Cerveja, Vinho, Cachaça, vodca etc.
O alcoolismo é a dependência do individuo ao álcool, considerado doença pela organização mundial de saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, chegando a conseqüências irreversíveis.
Os perigos do álcool além de pra quem bebe e também as pessoas próximas, como acidentes de transito, arruaças, comportamento anti-social, violência domestica etc.
O álcool no organismo quem vem do etanol quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino, assim prejudicando todos os seus órgãos, em especial o fígado.
As inflamações causadas pelo álcool no organismo podem ser: gastrite, hepatite alcoólica, pancreatite e neurite.
Nicotina (cigarro) (Ignácio) – Seus efeitos são fracos estímulos e efeito tranquilizante, podem causar vários tipos de câncer, complicações respiratórias, doenças cardiovasculares, rouquidão, diminuição do olfato etc.
Exemplos cigarros, charutos e cachimbos.
A partir disso pode ocorrer o tabagismo, que pode ser definido como uso abusivo do tabaco, presente em cigarros, que pode provocar intoxicação no organismo. Ele é responsável por