Pesca de Camarão
É possível perceber que o principal problema da pesca do camarão que afeta diretamente a produtividade é a alta perecibilidade do produto. E as falhas no processo logístico tendem a piorar o cenário, visto que o camarão é mal manuseado desde a pesca até seu processamento dentro das indústrias.
Fazem-se necessárias ações mais efetivas do governo que subsidiem a produção, visto que a maioria do pescado de camarão provém de pequenos pescadores que não contam com estrutura adequada de manuseio.
“... Para o Rio Grande do Norte, o ministro anunciou a celebração de convênio para a entrega de uma fábrica de gelo e de um caminhão frigorífico ao município de Canguaretama e a concessão de dois técnicos para ajudar os pequenos produtores de camarão da região em projetos produtivos. “A fábrica de gelo mudará a vida dos pescadores, melhorando a qualidade do pescado e reduzindo o custo, o que traz benefício para toda a cadeia produtiva”, completou.”
Eduardo Lopes, Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, em 22/03/14, no V Grito da Pesca e Aquicultura.
No Mundo
Em 2005, a produção de camarões representou 6.092 milhões de t (4,3% do volume total de pescados), tendo crescido 7,4% em relação ao ano anterior. A produção resultante da pesca tem crescido em média em 2 % ao ano.
No Brasil
A carcinicultura brasileira, sofre com os efeitos da política cambial. A perda de competitividade das exportações nacionais, associada ao amadorismo, à estrutura ine¬ficaz da cadeia de comercialização interna e à quase total falta de licenciamento ambiental são sé¬rios desafios que o setor precisa superar rapidamente, caso deseje ser um importante