Pesquisas
Olá pessoal, sejam bem-vindos à nossa Web aula 1. Vamos começar nosso estudo da Unidade II falando sobre a importância da imagem pessoal, dentro da estética. Na unidade I discutimos sobre a beleza, sobre o narcisismo contemporâneo, e toda a captação do que é belo, do que a mídia nos oferece. A distorção das imagens faz parte do nosso cotidiano e a busca pelo corpo ideal muitas vezes pode trazer males irreversíveis à saúde. O corpo belo não caminha necessariamente lado-a-lado com a imagem pessoal correta, porque ter o corpo bonito não significa estar passando uma imagem coerente do que somos, imagem pessoal vai além de peso, silhueta, cor da pele, etc.
Os cuidados com nossa imagem são muitos, enquanto profissionais da estética as atenções devem ser redobradas. Os detalhes que parecem simples fazem toda a diferença. Vou falar de estilos, moda e imagem pessoal para desmitificar os sentidos dessas palavras.
Toda pessoa tem um estilo próprio que está relacionado a suas atividades, profissão, gostos, meio em que vive, idade, tipo físico, valores, etc. Estilo, moda e imagem pessoal são coisas completamente distintas, mas que andam muito próximas.
Estilo: é a representação de quem somos, a expressão do nosso caráter, das nossas crenças, do nosso estado de espírito e de como nos relacionamos com o mundo à nossa volta.
Moda: como vimos em alguns estudos anteriores, é o reflexo do que está acontecendo no mundo no momento, a moda representa aspectos sociais, políticos e econômicos. São as tendências que os estilistas nos apresentam cada vez com menor intervalo de tempo e com mais interatividade.
Por outro lado, a imagem pessoal é como vocês se mostram ao mundo. Sua imagem é uma forma de comunicação não verbal e ela pode influenciar as pessoas a terem uma percepção positiva ou negativa sobre você. Dentro da área da estética vocês vão trabalhar