pesquisas sobre organizações
ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras. Característica das ONGs é que elas, em sua maioria, são financiadas pelo governo, empresas privadas e doações de pessoas físicas, além de contar com o trabalho voluntário.
Algumas das principais características do terceiro setor e possuem papel de destaque e importância na sociedade, pois trabalha com os serviços que são mais debilitados em sua região além de tentar mudar alguns aspectos ruins, como violência contra mulheres, violência contra animais, recuperação de ex-drogados, entre outros.
As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxiliá-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade.
As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias.
Comprovadamente, qualquer pessoa que integre alguma organização civil possui maior consciência política e é mais participativa nas questões que envolvem decisões públicas e/ou afetem a sociedade como um todo mesmo que o fim de tal organização não seja político.
A atuação do Assistente Social em organizações não governamentais (ONGs) e movimentos sociais devem partir da reflexão sobre a