Plano para empresa
David Alberto Beker Jordan**
I. Introdução
A emergência dos movimentos de ajuda mútua em escala mundial demonstra que as pessoas estão preocupadas umas com as outras cada vez mais: aqueles que têm mais estão ajudando aqueles que têm menos.
A maior parte das organizações sem fins lucrativos existe para prover a população de serviços básicos, tais como saúde, educação, dentre outros. Algumas organizações, além de proverem serviços, estão voltadas para a promoção da cidadania e para a luta por determinados direitos. Como exemplos, cabe mencionar as fundações, instituições e organizações sem fins lucrativos voltadas para a ação na comunidade.
Este ensaio procura mostrar como o administrador pode encontrar espaços de atuação dentro do universo do chamado Terceiro Setor. Na primeira parte do trabalho, procura-se tratar de questões teóricas relativas ao conceito de Terceiro Setor. A seguir, trata-se das oportunidades de carreira no setor. Em seguida, fala-se sobre os salários no Terceiro Setor. Por fim, é apresentada uma conclusão para o trabalho.
II. Sobre o Terceiro Setor
O primeiro setor é o Estado e o segundo, a iniciativa privada. Pode-se destacar que o crescimento das organizações sem fins lucrativos é grande devido ao fato de o Estado não conseguir atender todos na provisão dos serviços sociais, sendo que o número de indivíduos que precisam de ajuda também cresce sem parar.
Nas organizações sem fins lucrativos, o objetivo principal não é o lucro financeiro, mas sim a provisão dos melhores serviços possíveis com os recursos disponíveis.
Para que se possa fazer um estudo sobre a possibilidade de carreira para o administrador em entidades sem fins lucrativos, é preciso que antes se conheça um pouco mais sobre esse tipo de entidade, ou seja, sobre o Terceiro Setor.
Existe uma série de organizações que não podem ser classificadas como pertencentes ao Estado nem