Resenha Carta ao Pai
Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883, em Praga, cidade que na época pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresce sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã.
Formado em direito, trabalhou sempre em cargos burocráticos. Solitário, com a vida afetiva marcada por irresoluções e frustrações, Kafka nunca atingiu fama ou fortuna com seus livros, na maioria editada postumamente. A Metamorfose (1916) narra o caso de um homem que acorda transformado em gigantesco inseto; O Processo (1925) conta a história de certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora; n'O Castelo (1926), o agrimensor K. Não consegue ter acesso aos senhores que o contrataram. Essas três obras-primas definem não apenas boa parte do que se conhece até hoje como "literatura moderna". utor de várias coletâneas de contos, Kafka escreveu também a avassaladora Carta ao Pai (1919) e centenas de páginas de diários. Deixou inacabado o romance Amerika. Morreu no dia 3 de junho de 1924, num sanatório perto de Viena, onde se internara com tuberculose. Desde então, seu legado-resgatado pelo amigo Max Brod exerce enorme influência na literatura mundial.
2. Bibliografia
KAFKA, Franz. Carta ao pai. São Paulo: Modesto Carone, Companhia das Letras, 1997. http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka 3. Resumo de Carta ao Pai
O livro começa com Franz Kafka, aos 36 anos, escrevendo uma carta para seu pai Hermann Kafka, expressando toda sua mágoa em relação ao mesmo, um homem opressor, egoísta, arrogante e totalmente autoritário. O objetivo dessa carta era uma tentativa de melhorar o relacionamento de ambos, mas esta carta nunca chegou às mãos do destinatário.
Hermann não aceitava o fato de o filho se dedicar a obra literária, por isso era tamanha sua rispidez. Ele descreve também sua relação com as irmãs Elli, Valli e Ottla e de sua mãe Julie que ajudava o marido na administração dos negócios e