Introdução à Economia
Questão 1
Podemos considerar como problemas econômicos fundamentais os seguintes questionamentos devido às necessidades ilimitadas dos homens:
O que produzir ?: Este é um problema econômico de definir as prioridades no uso dos recursos, face às diversas possibilidades alternativas;
Como produzir? De que forma combinar os fatores de produção? Porque usar mão-de-obra e menos capital?: Este é o problema técnico de escolher alternativas tecnológicas, uma vez que definido o que pretendemos produzir;
Para quem produzir? Qual a estrutura de distribuição de renda e bens que estamos dispostos a aceitar? Ate que ponto vamos admitir que essa estrutura seja determinada exclusivamente pelas forças de mercado? Qual o nível de intervenção governamental que julgamos necessários para melhorar a distribuição? De que modo? Que instrumentos legais, financeiros, fiscais, devemos utilizar com esse objetivo?: Este é o problema social da distribuição de bens pela comunidade.
Questão 2
Item a
A curva de possibilidade de produção representa a combinação de produtos que a economia pode potencialmente produzir.
Item b
Pleno emprego: Nos pontos A e B a economia trabalha a pleno emprego utilizando todos os fatores de produção disponíveis.
Capacidade ociosa: No pontos C e D a economia esta operando com capacidade ociosa, assim, os fatores de produção estão sendo subtilizados.
Nível impraticável: No ponto E observamos um nível impraticável já que os fatores de produção e tecnologia são insuficientes para a obter as quantidades desses bens.
Item c
Sim, pois como a curva é côncava, o custo de oportunidade é crescente. Assim quando há o aumento da produção de um bem, os fatores de produção transferidos de outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade. A transferência vai ficando mais difícil e onerosa.
Item d
Sim, houve. No caso do Brasil, a curva se desloca positivamente, indicando que o país está crescendo