resenha critica sobre a garota das laranjas
Resenha crítica do livro:
“A garota das laranjas”
Estudante: Naiele Wickert Garbilla
Série/turma: 8ª série A
Disciplina: Filosofia
Professora: Franciele
Passo Fundo, novembro de 2014 1. FICHA TÉCNICA
Autor: JOSTEIN GAARDER
Editora: Cia Das Letras
Categoria: Literatura Estrangeira / Ficção
Edição: 1
Idioma: Português
Número de páginas: 132
2. RESUMO
Nesta narrativa com tendências simbolistas e existencialistas Jan Olav, um dos personagens principais, conta ao seu filho por meio de uma carta sua aventura romântica adolescente com a Garota das laranjas, que descreve como uma garota de beleza mística que encontrou em um bonde segurando um enorme saco de laranjas. Os encontros e desencontros entre os jovens apaixonados além de serem contados pelo pai de Georg, Jan Olav, sofrem intervenções de Georg onde ele acrescenta seu ponto de vista e conta sua história intercalada com o restante da narrativa.
.
3. RESENHA
"Você está sentado, Georg?" com esta ilustre pergunta inicia-se uma grande aventura pela história de Jan Olav um homem realmente sonhador, imaginativo e apaixonado pela misteriosa garota as laranjas com seu saco de laranjas e anoraque alaranjado.
O Livro faz uma reflexão sobre o passado, o futuro, nossa existência e a importância da mesma, com Jan Olav e Georg, seu filho, como narradores e personagens principais. O tempo presente na narrativa se torna o psicológico pois o tempo de cada acontecimento depende da sua importância para a narrativa e os personagens se encontram tanto no passado- quando Jan Olav se recorda da sua história com a garota das laranjas-, no presente- quando Jan escreve a carta- e no futuro- quando ele se dirige ao filho na carta-.
Uma Narrativa realmente cativante onde o amor e a fascinação de Jan pela garota das laranjas se torna o