Pesquisa Telegráfo, Rádio e Telefone
Telégrafo
Os telégrafos, aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos, foram inventados pelos americanos Joseph Henry e Samuel Morse, em 1835. Morse foi o primeiro a introduzir as linhas telegráficas no mundo inteiro, baseadas no sistema de pontos e traços na codificação das mensagens.
Mais tarde, em 1872, o francês Jean Maurice Émile Buador aprimorou o invento, desenvolvendo um método de divisão da mensagem em vários canais. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época. Suas linhas se alastraram pelo mundo inteiro durante o século XIX, tendo chegado ao Brasil somente em 1852.
Tipos de telégrafo
Telégrafo Automático
Incluem-se nessa classificação, de modo geral, todos os sistemas em que os sinais são emitidos e registrados automaticamente. Antes da invenção de Morse, haviam sido propostos meios automáticos de transmissão e de registro, que foram utilizados nos seus primeiros modelos, No entanto, só em princípios do séc. XX os sistemas telegráficos impressores tornaram-se de uso geral. Podem ser classificados em três grandes categorias: (1) sinais registrados em código, a serem decifrados;(2) mensagens saídas do aparelho receptor, em forma impressa; e (3) reprodução fac-similar do original.
Sistema de Registro
Os sistemas registradores, substituídos em sua maioria por volta de 1930, valiam-se de dispositivos muito semelhantes aos do aparelho original de Morse, que registrava os sinais codificados sobre uma fita de papel em movimento. No sistema de Wheatstone, muito usado durante algum tempo, os pontos e traços eram impressos com sinais curtos e longos sobre uma tira de papel em movimento, por meio de uma pequena roda embebida em tinta e movida pelo eletroímã do receptor. Alguns sistemas faziam o registro pela ação eletrolítica, promovendo o deslocamento da fita; outras produziam