Telecomunicações
O conceito de telecomunicação abarca todas as formas de comunicação à distância. A palavra inclui o prefixo grego tele, que significa “distância” ou “longe”. Como tal, a telecomunicação é uma técnica que consiste na transmissão de uma mensagem de um ponto para outro, geralmente com a mais-valia de ser bidirecional. A telefonia, o rádio, a televisão e a transmissão de dados através de computadores fazem parte do setor das telecomunicações.
Foi o físico inglês James Clerk Maxwell quem implementou as bases para o desenvolvimento da telecomunicação, ao introduzir o conceito de onda electromagnética para descrever através das matemáticas a interação entre a eletricidade e o magnetismo. Posto isto, Maxwell terá afirmado que era possível propagar ondas pelo espaço livre ao utilizar descargas elétricas, algo que viria a ser comprovado por Heinrich Hertz em 1887.
A história das telecomunicações começou a desenvolver-se na primeira metade do século XIX, com o telégrafo elétrico (que permitia enviar mensagens com letras e números). Posteriormente, apareceu o telefone, que veio acrescentar a possibilidade de comunicar com recurso à voz. Com as ondas de rádio, a comunicação sem fios chegou para fazer uma autêntica revolução nos hábitos da humanidade.
Não há dúvida de que as inovações tecnológicas na área das telecomunicações não se ficaram por aí, pois são uma constante e não param de fazer furor. O modem possibilitou a transmissão de dados entre computadores e outros dispositivos, constituindo assim o ponto de partida para o desenvolvimento da Internet e outras redes informáticas.
Hoje em dia, as telecomunicações são parte integrante de um ramo industrial que move, anualmente, milhões de euros em todo o mundo.
Eis alguns exemplos de equipamentos e/ou tecnologias que contribuem para a comunicação humana:
Telegrafia
Radio
Telefonia
Redes de computadores.
Telégrafo
O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para