Relatorio 2
Telégrafo
06/06/2012
INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Telégrafo
O trabalho foi orientado pelo professor Wally
Felipe Pereira Polesel nº7
João Victor Mistrinelli nº12
Lorenzo Storino nº17
Luiz Guilherme Pereira da Silva nº19
Nikolas Raimundo nº24
06/06/2012
Índice
I – Introdução 1
II – Desenvolvimento Teórico 2
III – Pesquisa 4
IV – Conclusão 7
V – Referência 8
Introdução
Esse trabalho consistirá em falar sobre o uso do telégrafo, bem como suas principais aplicações no passado e no presente. O código utilizado no telégrafo é o chamado código Morse, inventado por Samuel Morse, que foi um inventor, físico e pintor de retratos e cenas históricas estadunidenses. Tornou-se mundialmente célebre pelas suas invenções: o código Morse e o Telégrafo com fios, em 1843. O código Morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. No passado, nem tão distante era a principal forma de comunicação entre os navios para mostrar sua localização.
Foi requisitada a elaboração de um telegrafo para os alunos, que após pesquisar sobre o assunto, realizaram o projeto. Em sala de aula, foi feita a avaliação do mesmo e enviou-se uma mensagem por meio deste.
1
Desenvolvimento Teórico
Magnetismo
É a parte da física que estuda os fenômenos ligados a magnetita. O magnetismo está intimamente ligado ao movimento dos elétrons nos átomos, pois uma carga em movimento gera um campo magnético.
Magnetita
É um minério que tem a propriedade de atrair metais ferrosos.
Ímã
É um dispositivo (objeto) feito a base de magnetita. O ímã tem dois polos: o norte e o sul. Todo ímã tem um campo magnético.
Tem três tipos de imãs:
O