Pesquisa sobre doenças sexualmente transmissiveis
Agente Etiológico
Sintomatologia
Modo de transmissão
Condiloma acuminado
(crista-de-galo)
HPV
Fomação de verrugas na região anogenital ou colo-do-útero
A principal forma de transmissão desse vírus é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.
Herpes Genital
HSV tipo 2 (vírus)
Aparecimento de vesículas (bolhas) típicas na região ano-genital.
A herpes genital pega-se através do contato com a ferida da herpes como encostar, esfregar ou lamber a área, ou através do contato com algum objeto utilizado pelo portador da doença, como o uso de toalha, roupa íntima, lenço,quando a ferida da herpes estava exposta.
AIDS
HIV (retrovírus)
Queda da imunidade, perda de peso, fraquesa, febre, gânglios. Aparecimento de infecções oportunistas.
A Aids é transmitida pelo contato desprevenido com o sangue, sêmen, leite materno, e fluidos vaginais infectados pelo vírus. Por tal motivo, o uso de instrumentos perfurocortantes sem terem sido previamente esterilizados, transfusão de sangue contaminado; sexo sem uso de camisinha; e gravidez, parto e aleitamento de bebê cuja mãe é portadora, são as principais formas de contágio.
Cancro mole
Haemophilus ducreye(bactéria)
Formação de uma ferida no pênis ou na região anala, dolorosa, com secreção clara. Predomina no sexo masculino.
A doença é transmitida através de relação sexual sem proteção . A permanência da doença pode aumentar a probabilidade de contágio do vírus HIV. O Cancro Mole demora de um dia a duas semanas para se manifestar, aparecendo no glande do pênis, escroto ou lateral do pênis do homem, lábios menores ou maiores da vulva feminina. Normalmente nas mulheres os sintomas são menores que nos homens.
Gonorréia (blenorragia)
Neisseria