CÉLULAS TRONCO
O que é?
As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Essas células podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares. Contudo, os pesquisadores ainda não têm conhecimento vasto do que induz a proliferação das mesmas.
Onde se originam?
Ele é formado com a união do espermatozoide com o óvulo. No começo da divisão celular, as células somente se replicam, sem serem específicas de um tecido característico.
BEL
Onde são encontradas?
Elas podem ser encontradas em diversos locais, entre eles estão o cordão umbilical, sangue, fígado, medula óssea e placenta.
RODRIGO
Quais são seus tipos?
As células-tronco podem ser encontradas em 3 tipos:
Mesenquimais: é uma população de células do estroma do tecido (parte que dá sustentação às células), elas são capazes de se diferenciar em vários tecidos e por isso são atualmente utilizadas na regeneração de tecidos cartilaginosos, ósseos, hepático, cardíaco e neural. Elas também são usadas em doenças autoimunes e na rejeição de transplantes. Essas são encontradas na medula óssea e no tecido adiposo.
Adultas: São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros. Possuem uma limitação na capacidade de diferenciação, ou seja, há uma limitação para obter tecidos a partir delas.
Embrionárias: são encontradas no embrião humano e também possuem capacidade de transformarem-se em vários tecidos.
BEL
Quais são algumas doenças beneficiadas?
- Câncer (reconstrução de tecidos e entendimento da divisão anormal de células)
- Doenças Cardíacas (renovação do tecido)
- Degeneração macular (reposição de células ou tecido da retina)
-