Pesquisa salarial
Praticamente todos já devem saber, que, por lei, as empresas não podem pagar menos que um salário mínimo. Os salários são obtidos por meio de uma média nacional, portanto devemos levar em conta a região do país e no caso, específico, dos engenheiros e arquitetos, se estes assumiram cargo de gestão (ex: gerência de projetos), pois estes não se classificam mais nestes cargos.
Para ter uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos, um dos pontos mais importantes é a existência de um Sistema de Remuneração, que por sua vez, está voltado para dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da Organização.
Um bom Sistema de Remuneração deve ser estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado), deve ainda, estar apoiado numa política e critérios claros de administração, de modo a permitir, avaliação de cargos e salários, captação e retenção de mão-de-obra e, ainda, na melhoria do clima organizacional, levando os ganhos de produtividade.
Deve-se estabelecer uma remuneração condizente com a tabela salarial[->1], em busca do equilíbrio interno e externo da sua estrutura de cargos e salários (Salário Fixo) e sistemas que premiam/recompense também o ocupante do cargo pelo seu desempenho na participação e/ou contribuição no alcance dos resultados (salário variável).
Desde o tradicional e fundamental Plano de Cargos e Salários, os modelos existentes de Remuneração, quando passados pelos diversos tipos de Programas de Remuneração Variável, tornaram-se ferramentas indispensáveis para atingir os seguintes objetivos:
· Determinar estruturas salariais capazes de