Eric hobsbawn
É apresentado aqui um pequeno resumo do livro Sobre História, do historiador Eric Hobsbawm. Nesta coleção de ensaios, ele reflete sobre a teoria e a prática da disciplina que o tornou um dos maiores intelectuais contemporâneos. Nas suas reflexões sobre o papel do historiador, Hobsbawm analisa problemas como as identidades nacionais na Europa, as relações entre história e economia, as "modas" da historiografia contemporânea, a assimilação pós-moderna da narrativa historiográfica, e a noção de progresso no conhecimento histórico.
Em especial, para aqueles que pretendem ler a obra no futuro, que examinem cuidadosamente a forma como o historiador inglês retoma, no Prefácio, dois temas centrais nas discussões propostas no livro: a questão da verdade na história e o problema da abordagem marxista da história.
Enfim, são reflexões de quem se dedica há cinqüenta anos ao ofício de historiador e de um intelectual que, naturalmente, aproveitou as conferências para explicitar as suas concepções teóricas e metodológicas. Sem dúvida, Sobre história é uma obra fundamntal para aqueles que se dedicam ao estudo da disciplina.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Prefácio
Ponto de partida do historiador
Ponto do qual o historiador deve partir é a distinção fundamental entre fato comprovável e ficção. Aquilo que o historiador investiga é real. p. 8.
1. Dentro e fora da História
América Latina
A história dos países atrasados nos séculos 19 e 20 é a história da tentativa de alcançar o mundo mais avançado por meio de sua imitação (ver Borón). p. 15.
História como local para busca de um passado de glória
O passado é um elemento essencial, talvez o elemento essencial nas ideologias. Se não há nenhum passado satisfatório, sempre é possível inventá-lo. O passado fornece um pano de fundo mais glorioso a um presente que não tem muito o que comemorar. p. 17.
História