Pesquisa Operacional
Devido as exigências do mercado e ao aparecimento de materiais alternativos, as empresas do setor cerâmico, passam por uma fase em que a sua evolução e controle são decisivos para a própria sobrevivência.
A nova realidade do mercado, a globalização da economia e as oportunidades com o Mercosul requerem a necessidade de modernização do setor, o que contribuirá para que o revestimento cerâmico seja produzido com suas qualidades físicas e mecânicas, enfatizando a qualidade total no processo e no produto, atendendo as exigências do mercado e do consumidor final.
Portanto essa pesquisa visa otimização do tempo do processo produtivo, desestimulando o desperdício e minimizando os custos com a cerâmica vermelha e a cinza. Em conseqüência, ocorrerá um direcionamento da empresa para o caminho da modernização, do controle e da competitividade na economia atual.
2 TEMA Análise do processo produtivo dos revestimentos cerâmicos.
3 PROBLEMA O processo produtivo dos revestimentos cerâmicos origina desperdícios e um custo significativo ao setor. De que maneira pode-se minimizar as percas e maximizar o lucro?
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Calcular o quanto seria necessário para maximizar o lucro e minimizar o desperdício no processo produtivo dos revestimentos cerâmicos.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Analisar as variáveis do processo produtivo; - Calcular a maximização do lucro; - Otimizar o processo produtivo, minimizando o desperdício.
5 MÉTODO DE PESQUISA
O Método de Pesquisa utilizado foi conclusiva causal, pois apresentará resultados e terá como efeito variáveis dependentes que se relacionam entre si.
6 DESENVOLVIMENTO TÉCNICO
6.1 A EMPRESA
A história da Incepa inicia-se na data de 1952, quando foi constituída, passando a operar inicialmente com 120 colaboradores.
Passados cinqüenta anos, a