Pesquisa Operacional
RESUMO: A pesquisa operacional surgiu durante a guerra e por muito tempo foi utilizada em operações militares, logo após estendeu-se para diversas outras áreas, em especial nas administrativas onde muito tem contribuído, através de seu teor científico e os métodos matemáticos aplicados, onde busca auxilia na tomada de decisão e na solução de problemas. No entanto muitas empresas não utilizam dos métodos da pesquisa operacional, sendo administradas de forma empírica. Desde forma o presente trabalho buscou mostrar como a pesquisa operacional pode contribuir para a busca da otimização das operações que ocorrem dentro de uma empresa.
1 DESENVOLVIMENTO
O termo Pesquisa Operacional (PO) surgiu durante a segunda guerra mundial por volta de 1939 onde se buscava resolver problemas de operações militares. Os métodos da PO foram por muitos anos aplicados somente em organizações militares, com a sua credibilidade nos meios militares desenvolveu sendo usada nas empresas, chegando a ser considerada como um ramo da ciência administrativa.
Com o final da guerra, a pesquisa operacional evolui na Inglaterra e nos Estados Unidos. Já no Brasil a pesquisa operacional surgiu por volta da década 1960 e em 1969 foi fundada a Sociedade Brasileira de Pesquisa operacional (SOBRAPO). Em 1947 o matemático George Dantzig desenvolveu o Método Simplex, muito usado na pesquisa operacional, tendo como propósito resolver problemas de programação linear (otimização linear).
A PO tem como objetivo a aplicação de métodos científicos e matemáticos, estatísticos para resolução de problemas reais, auxiliando no processo de tomada de decisão, como projetar, planejar situações e operações e na solução de problemas.
Segundo Ackoff & Sasieni (1971) a PO assume forma de equações que muitas vezes parecem complicadas, mais com uma estrutura simples (1).
Onde:
U - utilidade ou valor de desempenho; xi - variáveis que podem ser controladas; yj - variáveis que não podem ser