Ondas de Impacto
A onda de choque (ou onda de impacto) é um pulso sônico ou uma energia cinética. Sua força de transmissão depende das propriedades físicas do tecido aplicado (líquido ou sólido). Dentre os diferentes métodos de geração de ondas existem: Eletro-hidráulico, Eletromagnético, Piezo elétrico, etc. As ondas de choque são um tipo de energia mecânica que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando como microrupturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local.
Este aumento de nutrição local antes do fibrosado leva a uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo.
Podemos controlar a intensidade da energia com que as ondas de choque atingem o local a ser tratado. Quando utilizamos baixa energia produzimos alivio da dor e relaxamento muscular, quando se utiliza média energia ocorre a reparação tecidual e com a alta energia pode ocorrer a estimulação óssea. As ondas apenas atuam em tecidos lesionados e não causam nada em tecidos normais.
Aplicações:
As aplicações em fisioterapia são na sua maioria associadas ao tratamento da dor muscular crónica, a lesões dos tendões, dor de costas e cervicais e ao tratamento de Trigger Points. Em comparação com as terapias manual e instrumental convencionais, a SWT é extremamente eficaz, encurta o período de tratamentos e traz melhores resultados num acompanhamento a longo prazo. As indicações mais comuns incluem:
• Ombro doloroso
• Epicondilites
• Lombalgias
• Dores no tendão de Aquiles
• Tendinite patelar
• Tratamento de Trigger Points
O tratamento não é invasivo. Não há nenhum tipo de sangramento visível. Não há cicatriz. É totalmente ambulatorial. Não há a necessidade de hospitalização. Na sala de tratamento, o paciente será acomodado de maneira a estar sentado ou deitado, dependendo da região a ser tratada. O equipamento