Engenharia
Titulo do projeto: UTILIZAÇÃO DE ENERGIA DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Prazo de execução do projeto(em meses): 18 meses
Área: Engenharia Inovação proposta: Processo
Subárea: Engenharia de materiais, produtos e processos.
Resumo do projeto
Estamos literalmente mergulhados em um mar de ondas eletromagnéticas. Rádios, TVs, telefones celulares, satélites, Wi-fi e uma infinidade de outros equipamentos que emitem essas ondas continuamente. Com pesquisas vimos que é possível coletar essa energia do ar, transformando em eletricidade pronta para ser usado de diversas formas. Atualmente esta tecnologia não existe no Brasil, temos como ideia implantar este recurso como forma de energia, para diminuição do uso de pilhas e gastos para a população. Com esta tecnologia vai ser possível, por exemplo, criar chaves de carros que estão sempre a coletar energia eletromagnética e que só a gastam quando são usadas. O conceito também pode ser útil para criar sensores ambientais, alarmes, lanternas. Em qualquer destes casos temos a vantagem de dispensar o uso de pilhas ou de energia elétrica.
Dados do projeto
Criar fontes de energia versáteis que possam ser usadas para alimentar qualquer pequeno aparelho visando à redução do uso de pilhas.
Dados complementares do projeto
Objetivo geral
Implantar uma fonte de eletricidade através de altas frequências (ondas de radio, telefonia, Bluetooth e wifi), que se propagam pelo ar, trazendo economia na conta de energia, retirando a utilização das pilhas em boa parte dos aparelhos domésticos e diagnosticando o descarte da mesma na natureza. Com estudos feitos, vimos que 800 milhões de pilhas são descartadas por ano no Brasil. Se forem parar no lixo comum, vão emporcalhar ainda mais terra, água e ar. Elas contêm metais pesados, altamente tóxicos. Com esse projeto vai ser possível diminuir o descarte