Desastres naturais
Um tsunami é uma série de grandes ondas produzidas por um deslocamento vertical repentino de água. Podem se formar através de terremotos aquáticos (são as causa mais comuns), atividade vulcânica, deslizamento de terra e impactos de meteoritos.
Em águas profundas, a perturbação da água na superfície é quase imperceptível, à medida que a onda se aproxima de águas mais rasas ao longo da costa, a velocidade do tsunami diminui e a altura da onda aumenta conforme atinge a costa, onde a extensão da inundação ocorre em grande parte dependendo da topografia local, em áreas mais baixas a inundação pode ser mais extensa.
Embora raros, os tsunamis de alto impacto tem potencial de causar uma destruição generalizada tanto em ambientes naturais como danos a infra- estrutura, que contribuem para um problema social e econômico afetando milhares de pessoas.
Os objetivos desta revisão foram descrever o impacto dos tsunamis sobre a população humana, em termos de mortalidade, lesões e deslocamento, e identificar fatores de risco associados a estes resultados. Esta é uma das cinco opiniões sobre o impacto humano de desastres naturais, sendo os outros vulcões, inundações, ciclones e terremotos.
Os dados sobre impacto dos tsunamis foram unidos usando dois métodos, uma revisão histórica dos acontecimentos do tsunami e uma revisão sistemática da literatura para publicações relativas aos impactos humanos de tsunamis, com foco sobre a mortalidade, lesões e deslocamento.
Revisão evento histórico
Os dados para a avaliação do evento histórico foram a partir de duas fontes. A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e do Centro Nacional de Dados Geofísicos (NGDC). Foram usados dois conjuntos de arquivos os que alistam, eventos de tsunami e um tsunami run-ups.
O arquivo de eventos, lista a causa que desencadeou tsunamis, junto com o impacto total de um único evento. O arquivo run-up lista