Pesquisa em marketing
Fabiano Rodrigues Dias Cheque1 and
Lúcia Pereira Barroso (Orientadora)2
principais objetivos, devido ao pouco conhecimento sobre o tema são: conhecer e formular o problema da pesquisa, criar hipóteses explicativas, determinar as variáveis a serem consideradas, estabelecer prioridades futuras e vericar se pesquisas semelhantes já foram realizadas. Além disso, podemos citar que as pesquisas exploratórias podem ajudar a explicar os resultados obtidos em uma pesquisa conclusiva.
1 Universidade de São Paulo (USP), Brasil
fabiano_imeusp@hotmail.com
2 Universidade de São Paulo (USP), Brasil
lbarroso@ime.usp.br
1.
Introdução
Em meio ao mundo competitivo em que as empresas vivem, torna-se cada vez mais importante a obtenção de informações para auxiliar a tomada de decisões relacionadas ao preço, produto, praça e promoção.
Cabe à pesquisa de marketing proporcionar a coleta de dados e transformá-los em informações que venham a auxiliar a empresa na solução de problemas, tais como: escolher a marca para um novo produto, descobrir as razões para a queda de venda de um produto, redenir o preço de um produto, etc.
O processo para realizar uma pesquisa de marketing é composto de várias fases e a primeira destas é constatar ou formular um problema de pesquisa.
Após isso, o próximo passo é denir os objetivos da pesquisa, geralmente, através do estabelecimento de questões amplas e/ou formulação de hipóteses. O passo seguinte à formulação de hipóteses é estabelecer quais serão as variáveis necessárias para responder tais questões e/ou hipóteses.
Depois de determinar as variáveis de interesse, o pesquisador terá que decidir quais serão as fontes de dados, que podem ser de dois tipos, primárias ou secundárias. Dependendo da fonte escolhida, denirá uma pesquisa exploratória, conclusiva descritiva ou conclusiva causal.
Procedendo essas etapas, o pesquisador deverá determinar: quais serão os métodos utilizados