Pesquisa em educação
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
1. A ÁREA DE ESTUDOS E PESQUISAS CONHECIDA COMO SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA FOI CONSOLIDADA A PARTIR DE ALGUMAS PREOCUPAÇÕES, DENTRE AS QUAIS SE DESTACA:
* o estudo da infância não deve ser comparado ao estudo de outras minorias, como no caso das relações de gênero, etnia e classe. * as crianças nunca foram ignoradas, pois desde a Idade Média recebem a atenção dos seus pais e professores. * já está na hora de os adultos começarem a proteger as crianças, sendo os seus porta-vozes e falando por elas de suas necessidades, suas carências e seus desejos. * é indispensável, nos dias de hoje, que as crianças sejam entendidas e tratadas como atores e participantes ativos da sociedade.
Parte inferior do formulário
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
2. Em relação ao que o historiador Philippe Ariès chama de escolarização, é correto afirmar que
* evidenciou o desinteresse do poder público com as famílias de baixa renda na Europa. * se refere ao enclausuramento das crianças, processo conectado à emergência das sociedades industriais e à invenção das fases da vida. * é um fato que ocorreu primeiro na América do Norte e foi importado para o Brasil no século XIX. * se trata de um processo iniciado no século XX, a partir da entrada da mulher no mercado de trabalho.
Parte inferior do formulário
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
3. Observe abaixo:
* O sociólogo Norbert Elias entende a sociedade como uma rede de interdependências, configurada por meio de inúmeras cadeias invisíveis de relacionamentos, formando uma teia humana, onde o espaço de cada um é bem circunscrito. Com base nessa idéia, pode-se afirmar que
* há uma dissociação entre crianças e sociedade, considerando-se que a infância é uma fase de aprendizado social. * as