Trabalho de tga
As ferramentas de planejamento ajudam aos administradores a executar um projeto da forma mais segura possível.
No entanto, já que os objetivos das organizações são complexos é necessário utilizar-se de tais ferramentas para que todos os colaboradores possam exercer sua função de forma que não prejudique o trabalho do outro, ou seja, as ferramentas contribuem para uma padronização e controle das tarefas a serem realizadas e do tempo gasto na sua realização.
Existem várias ferramentas de planejamento, entretanto aqui vamos falar apenas de três: o cronograma, o gráfico de Gantt e a técnica de PERT e CPM.
O CRONOGRAMA
O cronograma é um instrumento de planejamento e controle em que são definidas as atividades a serem executadas durante um período de tempo estimado. Nele podemos fazer um levantamento dos custos de um projeto e analisar sua viabilidade antes de aprová-lo.Ao se elaborar um cronograma devemos ser bastante realistas e pensar em todas as possibilidades do projeto dá certo ou não.
Os cronogramas são elaborados de acordo com uma pré- definição de uma data de início e término do projeto, assim o administrador poderá distribuir as tarefas de acordo com o tempo gasto para realizá-las como também de acordo com seu grau de importância dentro do projeto, evitando assim atrasos.
O cronograma é, portanto uma ferramenta importante e poderosa, mas deve ser utilizada adequadamente. não basta apenas criá-lo, estabelecer as etapas do projeto e esquecê-lo é necessário ajustar a ferramenta de acordo com os imprevistos,sempre observando as ações ,os prazos e os resultados.
Contudo, percebemos que através dele temos uma idéia clara do nosso plano estratégico e temos uma base para definir nossas atividades táticas e as tarefas operacionais. Dentre os assuntos estratégicos, especialmente no que se refere aos aspectos econômicos de um negócio, estão o inventário do investimento fixo (máquinas, instalações, móveis e utensílios) e custo fixo