PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Considerando a pesquisa quantitativa, podemos dizer que ela leva em consideração a objetividade, ou seja, seus resultados podem ser quantificados por meio da análise dos dados e a utilização de ferramentas estatísticas. logo a pesquisa qualitativa esta sempre se preocupando com a qualidade, com os significados e valores. Mas é bem criticada pelo fato de ser considaderada um metodo indutivo de pesquisa, pois, os pesquisadores envolvidos apresentam conhecimentos parciais e limitados onde as informações obtidas não podem ser comprovadas. Assim com o intuito de medir e quantificar o grau de satisfação dos indivíduos em relação ao estabelecimento comercial estudado, a metodologia que melhor se enquadra no objetivo da pesquisa, é a "pesquisa quantitativa", que consiste em analisar o comportamento de um grupo de indivíduos, isto é, esta pesquisa é realizada não se limitando a um só indivíduo.
OBJETIVO DA PESQUISA DE CAMPO A pesquisa de campo tem como objetivo de colher informações e/ou conhecimentos sobre um determinado problema ou hipótese que se quer comprovar, assim, consideramos o estudo de campo a melhor opção de pesquisa por nos oferecer um maior contato e profundidade com relação ao objetivo da pesquisa.
IMPORTANCIA DA PESQUISA Se existe um fator que diga se uma empresa é sólida e duradoura, esse fator é a satisfação do cliente.
Fred Reichheld, autor do livro “A Pergunta Definitiva”, demonstra em seu livro que foram realizadas pesquisas com empresas de diversas áreas e que a satisfação do cliente é o principal indicador de que uma empresa é sustentável a longo prazo.
Quando o cliente está satisfeito a empresa cresce, como resultado do bom trabalho que ela desenvolve junto ao cliente. Esse movimento é chamado crescimento orgânico. É possível também crescer artificialmente, despendendo recursos com propaganda, descontos, prazos e aquisições. Porém, o crescimento natural é o que faz a empresa se manter no mercado. Assim, se quisermos