historia da quimica
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA – 1° MÓDULO
HISTORIA DA QUÍMICA Capítulo 1: Os conhecimentos da Matéria na Pré-história e na Antiguidade
NOMES: EMANNUEL VICTOR
GUSTAVO ALMEIDA
MARCELLA THAIS MARIANE DUTRA
ANNA CAROLINE
FELLIPE CESAR
TURMA: 211 QP
CAPITULO I
Os Conhecimentos da Matéria na Pré-história e na Antiguidade
Atualmente, a química é uma ciência experimental. Enquanto ciência, organiza o nosso conhecimento através de teorias, possui caráter explicativo e são essas teorias que dão incentivo á novas descobertas.Alem desse caráter teórico, a química também possui um caráter experimental, que tem como objetivo dominar e modificar a natureza, através da analise e síntese de corpos.
Hoje, tanto o aspecto teórico quanto o aspecto experimental encontram-se como um só, porém nem sempre foi dessa maneira.
Na antiguidade o aspecto teórico e o aspecto prático estavam profundamente separados.
l) As tradições da química prática
Graças á arqueologia e os métodos de investigação desenvolvidos por esta ciência foi possível encontrar documentos de química técnica que podem ser agrupados em três grupos principais: a utilização do fogo, a metalurgia e as preparações de química domestica.
1. O Fogo e sua utilização: A descoberta do fogo foi uma das mais antigas descobertas químicas e causou uma completa revolução na vida do homem.
No Paleolítico o homem conservava lareiras tanto para proteção quanto para a transformação da matéria, principalmente alimentos, e já no paleolítico superior transformava o ocre amarelo em ocre vermelho por aquecimento.
No neolítico utilizava-se o fogo para cozer argila para produção de cerâmicas e mais tarde, o fogo passaria a ser utilizado na metalurgia.
Na historia da química, o fogo sempre ocupou um lugar particular, já que é a manifestação clara de uma reação química, na qual há a combustão do oxigênio presente no ar e o material utilizado. Uma