historia da quimica
HISTÓRIA DA QUÍMICA
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
ALUNO: OSCREUDO AMARO
PÓLO: ARACATI-CE
TUTORA: CELIANE ROCHA
ARACATI-CE
12/02/2015
A química, sem dúvida foi e é algo fundamental na construção da história da ciência. Podemos dizer que não se tem uma data precisa de seu surgimento, sendo esta uma parte da ciência que estuda a matéria, suas transformações e descobertas Há mais de 2.400 anos os gregos já tinham uma certa curiosidade na constituição da matéria, ou seja a junção dos quatro elementos básicos: o fogo, água, o ar e a terra.
Depois da descoberta do fogo podendo fazer novas transformações na alimentação e fabricação de utensílios. Vamos trilhar uma linha do tempo na história da química
Há 3000 a.c. Nas civilizações antigas como a egípcia surgem os primeiros sinais da escrita, feitas em tábuas de argila cozida e várias técnicas como exemplo a de destilação e mumificação, depois vindo a conhecer os metais nativos chumbo, cobre, bronze e posteriormente as ligas metálicas.
Tales de Mileto descobre a 600 anos a.c. que a água poderia existe na forma líquida, sólida e gasosa.
Empédocles (490-430 a.c.) formula a teoria dos quatro elementos e Aristóteles (384-322 a.c.) completa que estes poderiam ser diferenciados por suas propriedades. Já os filósofos Leucipo e Demócrito, afirma que toda a matéria era formada por pequenas partículas chamada átomos.
No período de 300 a 1400 d.c. floresceu a alquimia, esses eram homens que tinham o domínio das técnicas de metalurgia, fortemente influenciados pelas ideias místicas. Buscavam em seus sonhos a luta pela pedra filosofal e do elixir da longa vida
1400 e 1600 momento em que passaram a se preocupar com a cura das doenças através das substâncias químicas. Com a química médica, surgem remédios à base de ópio, ferro e outros mais.
Século XVII surge a química moderna os estudos de Robert Boyle sobre o comportamento dos gases.
Século XVIII