Historia de quimica
O presente trabalho da cadeira de historia da Química, tem por objectivo aprimorar os conhecimento do surgimento da química clássica nos miado do séc. XVII a XIX e as mudanças revolucionarias da teoria da Química.
E dizer que a química existiu desde milhares de anos antes de Cristo, estava intrinsecamente ligada com desenvolvimento da humanidade, já que abarca todas as transformações de matérias e teorias correspondentes. Com frequência a história da química se relaciona intimamente com a história dos químicos.
O nascimento da Química Clássica
A química começa a se constituir como ciência a partir do século XVII. A aplicação do método experimental e o aperfeiçoamento dos instrumentos de medidas aumentam os conhecimentos sobre a estrutura e comportamento dos materiais. Com a realização de experiências em laboratórios e medições criteriosas das substâncias em cada fase dos experimentos os cientistas vão, aos poucos, formulando explicações racionais para fenómenos antes considerados mágicos.
Elementos químicosO inglês Robert Boyle é um dos primeiros a estabelecer vínculos teóricos para a interpretação dos fatos observados experimentalmente. Ele sintetiza as correntes de pensamento que se preocupam com a experimentação em química e redefine conceitos fundamentais, como o de elemento químico. Para Boyle, elementos químicos são os corpos mais simples a partir dos quais são formados os corpos mais complexos. Ele também distingue as substâncias em puras e compostas. As puras seriam formadas por um único tipo de elemento.
As substâncias compostas seriam "desdobráveis" em mais de um elemento.Lei da conservação de massaPara muitos historiadores, a química só adquire o carácter de ciência com Lavoisier, no século XVIII. Ele consagra as medições quantitativas nas experiências químicas como critério indispensável para se obter um conhecimento válido. Com a utilização sistemática da balança, estabelece as primeiras leis ponderais (relativas ao peso) e define