história da química
QUÍMICA
HISTÓRIA DA QUÍMICA
Gabrieli Oliveira
Prof. Márcio
Sumário
Introdução
Início
Elementos
Alquimia
Química Tradicional: A química no século XVII ao século XIX
QUÍMICA MODERNA
Introdução
Será abordado nesse trabalho o surgimento, o desenvolvimento desta ciência desde a pré-história até os dias atuais, irá ser destacado os principais químicos, e toda as áreas que envolve a química, os principais fatos e fatores que contribuíram para a química moderna
INÍCIO
O princípio da química começa, segundo antropólogos, com o princípio do homem na Terra. A descoberta do fogo teve uma grande importância. Desta maneira, o homem já conseguia cozinhar seus alimentos e obtinha uma fonte de luz para aquecer e se proteger dos animais selvagens.
A cozinha foi então o primeiro laboratório de química, já que nela eram conservados os alimentos através do cozimento.
Foi na cozinha que os chineses descobriram a pólvora negra, durante o século X na Dinastia Hans. A descoberta foi feita por acidente, já que os alquimistas da época tentavam encontrar o elixir da longa vida. A pré-história engloba a chamada Idade da Pedra, quando os homens se utilizavam de objetos de pedra (machados, facas, etc.). Talvez por volta de 5000 a.C. os homens fabricaram os primeiros objetos de ouro e prata, materiais que na natureza já se encontram na forma metálica. Por volta de 3000 a.C. na Mesopotâmia (hoje, Iraque), obteve-se o bronze (liga metálica de cobre e estanho), iniciando-se assim a chamada Idade do Bronze. Por volta de 1400 a.C., os egípcios já haviam atingido um alto grau de desenvolvimento, não só na Química metalúrgica mas também no que poderíamos chamar de Química doméstica. Trabalhavam com o ferro, o ouro, a prata e outros metais; fabricavam o vidro; produziam o papiro para a escrita; sabiam curtir o couro e extrair corantes, medicamentos e perfumes das plantas; fabricavam bebidas fermentadas semelhantes à cerveja.