macro economia
Introdução ao estudo
Uma dos primeiros questionamentos que surgem na cabeça de um jovem estudante do ensino superior é por que estudar Economia? Para responder a esta questão eu lhe faria uma outra pergunta: Você já comprou algo hoje? Talvez não tenha feito nenhum desembolso direto de dinheiro, pois hoje existem múltiplas formas de comprar financiando suas compras a prazo. Por exemplo, com certeza você ascendeu alguma luz em sua casa, mas claro a fatura só chegará no mês seguinte.
Costumo brincar com meus alunos e dizer que na economia capitalista a liberdade "custa caro", pois o cidadão comum recebe salário, consome tudo e ainda tem alguma dívida a pagar. Nós economistas temos como princípio analisar os acontecimentos do ponto de vista de custo e benefícios por isto temos muitos ditados você já deve ter ouvido falar que para um economistas "não existem almoços gratuitos", que "quem regula o mercado é a lei da oferta e da demanda". Depois de todos estes argumentos creio que agora você está mais focado para estudar economia. Então para entender o economês devemos dominar alguns conceitos básicos, vamos a eles.
Primeiramente é preciso destacar para que serve uma definição. Podemos diz que ela nos direciona para entender o significado de algo. Mas como nosso português é riquíssimo em conotações e denotações torna-se importante elencar mais de um conceito e destacar qual deles é o mais indicado para análise que estamos propondo. Então vamos a esta tarefa. A definição da palavra economia é antiga surgiu na Grécia, da junção de duas outras:
- a palavra oikos que significa casa, fortuna e riqueza e,
- a palavra nomos eu significa lei, regra e administração.
Hoje atinge dimensões maiores se referindo desde administração das pequenas unidades de produção, incluindo as grandes e chegando a administração de país. Na sequência terá oportunidade de conhecer o conceito atual de economia bem como suas