Biotermologia
BIOFÍSICA
ENFERMAGEM 2° SÉRIE
Rio Claro, 03 de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A Biotermologia é a parte da biofísica que estuda a variação da temperatura nos seres vivos e em tudo que se relaciona a eles. Como um todo, se aplicada diretamente ou indiretamente ao cotidiano, e dentre suas aplicações podemos citar o aparelho de micro-ondas, aparelhos de laser, ultra-som, compressas quentes e frias, termômetros, até mesmo os reguladores metabólicos corpóreos.
Para entendermos sobre a Biotermologia é necessário entender como funciona o sistema de calor e temperatura.
Definimos Temperatura como a vibração das moléculas de um corpo estando na temperatura superior a – 273° C ou 0° Kelvin. (referente à escala Kelvin, pois é a universal).
No assunto calor, podemos defini-lo como quantidade de energia térmica. É importante diferenciar os dois pois, o calor é a medida da intensidade da energia térmica. Eles fazem parte de uma parcela muito grande do tema de Biotermologia, pois lida diretamente com o funcionamento do corpo humano, e suas influências externas.
Em um corpo, a variação de temperatura não pode ser determinada pela quantificação de calor, mas sim pela variação de calor absorvido ou perdido, sendo a Calorimetria o ramo que estuda tal fenômeno, tendo como princípio “Dois ou mais corpos, constituindo um sistema isolado trocam entre si apenas calor e a soma das quantidades de calor cedidas por uns é igual á soma das quantidades de calor recebida por outros”. Sobre a Física, esta variação pode ser medida com uma fórmula, esta: Qcedida = ∆Qrecebida.
Ainda neste patamar, temos a Termodinâmica, que estuda armazenamento deste calor para ser transformado em forma de trabalho. O valor passa de um corpo para o outro de forma decrescente para transformar o calor em trabalho. Para se determinar a massa trocada, dependemos do valor de massa de cada indivíduo e da própria temperatura do corpo sendo este denominado de calor