Pesquisa de Marketing e Limitações
A análise dos dados secundários disponíveis é uma etapa essencial no processo de definição do problema e deve sempre preceder a coleta de dados primários
Pode-se dizer que os dados secundários são as informações que já foram coletadas por terceiros e estão reunidas, tendo como finalidade outros propósitos, mas que servem de apoio para o estudo presente, sendo que os mais comuns são históricos.
Diante disso, foram reunidos uma série de dados secundários relacionados ao tema do futuro empreendimento. Pode-se classificar os dados secundários coletados para esta pesquisa como externos (levantamentos sobre a área de música, comportamento da economia na área; fontes publicadas – revistas da área musical e associações musicais).
Conforme citado anteriormente, antes de iniciar a coleta de dados, estudaram-se os dados existentes no mercado, reconhecendo através indicadores como IBGE, Ipead, Pnud e FJP, qual seria a amostra a ser pesquisada.
Após ter sido concluída as primeiras etapas da pesquisa, as quais envolvem planejamento do projeto de pesquisa, definição do problema e seus objetivos, bem como os métodos de pesquisa e de coleta de dados, prosseguiu-se para a elaboração do formulário para a coleta de dados. Tal instrumento é chamado de questionário nos casos de pesquisas quantitativas ou de roteiro para as qualitativas.
Pela praticidade e acessibilidade, e também do tempo disponível, percebeu-se que a melhor forma de obter os dados primários seria através do método eletrônico, utilizando-se de questionários.
Elaborou-se o questionário de forma que estivesse o mais completo possível, abrangendo todas as informações necessárias ao estudo, mantendo a simplicidade das perguntas sem prejudicar os dados a serem coletados
O instrumento utilizado para a realização dessa pesquisa caracteriza-se como estruturado e não disfarçado. A sua estrutura conta com 27 questões, sendo estas questões 20 estruturadas fechadas, 17 são no