jnjn
Neste capítulo serão abordados aspectos relativos à metodologia utilizada para a realização da pesquisa, incluindo objetivo, método empregado, obtenção dos dados, o trabalho de campo e limitações do estudo. Com base na revisão teórica sobre metodologia de pesquisa, este estudo envolve uma abordagem qualitativa, pelo estudo de caso e pela realização de entrevista, pela análise documental e pela observação participativa, para a obtenção dos dados. Os motivos desta opção também devem ficar claros no decorrer deste capítulo, assim como a maneira pela qual foi realizado o trabalho de campo propriamente dito e, conseqüentemente, as limitações desta pesquisa.
6.1. Natureza Básica do Estudo
Segundo MARTINS (1995), uma pesquisa científica deve ser capaz de oferecer um conhecimento novo e para isto precisa preencher três requisitos:
Existência de uma pergunta que se deseja responder, traduzindo os objetivos da pesquisa;
Elaboração de um conjunto de passos que permitir obter a informação necessária para respondê-la; (os objetivos específicos) e.
Indicação do grau de confiabilidade da resposta obtida. Por este motivo, abordaremos a seguir os objetivos deste trabalho de pesquisa.
6.1.1. Objetivos da Pesquisa
A pergunta de pesquisa que poderá ser respondida ao final do trabalho é: Como as Instituições de Educação Superior – IES podem elaborar as suas estratégias de Marketing de pesquisas, bens e serviços tecnológicos para a Comunidade Empresarial?
Os objetivos da pesquisa podem ser divididos em quatro amplos agrupamentos (SELLTIZ et al, 1974:59):
Familiarizar-se com o fenômeno ou conseguir nova compreensão deste, freqüentemente para poder formular um problema mais preciso de pesquisa ou criar novas hipóteses;
Apresentar precisamente as características de uma situação, um grupo ou um indivíduo específico (com ou sem hipóteses específicas iniciais a respeito da natureza de tais características);