Pesquisa de Higiene e Laudos Periciais
Técnico de Segurança do Trabalho
HIGIENE E LAUDOS PERICIAIS
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E A SEGURNÇA OCUPACIONAL
L. Fernandes
L. Coelho
R. Rodrigues
Betim
2015
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa procura apresentar aos trabalhadores que utilizam substâncias químicas, os efeitos que elas podem provocar, se utilizadas sem segurança, e como verificar se no seu ambiente de trabalho estão sendo tomadas medidas para evitar o aparecimento dos danos que elas podem produzir. Estas substâncias estão presentes em várias de nossas atividades diárias, no trabalho e em casa, são usadas para prevenir e controlar doenças, na construção dos objetos, nos alimentos, no ar enfim, em inúmeras coisas que facilitam e até permitem a vida. Ao lado, porém, dos benefícios que elas podem trazer, elas podem também provocar danos à saúde, ao meio ambiente, e até incêndios e explosões. Para avaliar os benefícios ou os danos que elas podem provocar, é necessário considerar todo o ciclo de vida da substância, desde que ela foi produzida até o seu destino final.
2 ASBESTO
O asbesto ou amianto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas (alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza e, principalmente, baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria. É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5 a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Asbesto#/media/File:Asbestos_with_muscovite.jpg
Os nomes latino e grego, respectivamente, amianto e asbesto, têm relação com suas principais características físico-químicas, incorruptível e incombustível.
Está presente em abundância na natureza sob duas formas: serpentinas (amianto