Did tica
ACADÊMICAS:
ANA PRISCILA GOIS SANTOS
M I C H E L L E S A N TA N A D A PA I X Ã O
SHIRLEI SANTOS GUIMARÃES
Origem da Didática
O termo didática foi instituído por Comenius
em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar”.
Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas. Conceito
A didática é uma ciência cujo objetivo
fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões praticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.
Funciona como o elemento transformador da teoria na prática.
O que pensa alguns teóricos?
A disciplina de didática deve desenvolver a capacidade
crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar, “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática.
Segundo Libâneo (1990), a didática é:uma das disciplinas da
Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.
Comenius entendia que a didática era a
arte de ensinar e aprimorar formas diferenciadas de ensino para todos, dessa forma, ele já trazia a ideia de tornar possível a educação para todos. Nesse período, que Comenius estudou, divulgou em sua obra ‘’Didática Magna”, um período de conflito entre o clero na idade medieval para a modernidade, com isso fez com que surgisse novas ideias e novas modalidades na forma de educar.
Para Marli André (1988), o