Pesquisa de Diagnóstico do Clima Motivacional
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTEGRADOR
PESQUISA DE DIAGNÓSTICO DO CLIMA MOTIVACIONAL
ALTO ALEGRE
2014
IVAN SANTOS COSTA
PESQUISA DE DIAGNÓSTICO DO CLIMA MOTIVACIONAL
Projeto integrador apresentado ao Centro Universitário Claretiano – CUC, como parte integrante da disciplina: Gestão da Remuneração.
Orientador: Esp. José Antonio Barsotti
ALTO ALEGRE
2014
1. INTRODUÇÃO
A palavra “clima” origina-se do grego “KLIMA” e significa tendência, inclinação. Assim, Clima Motivacional refletiria uma tendência ou inclinação relacionada ao atendimento das necessidades da motivação e ao mesmo tempo das necessidades dos seus colaboradores, aspecto que é indicador da eficácia motivacional.
As empresas e organizações, assim como os processos de trabalho e as pessoas, estão sujeitas e expostas aos efeitos de mudanças. Como forma de se manterem estáveis e competitivas, as empresas necessitam realizar ajustes constantes em sua infraestrutura organizacional, que envolve: competências, pessoas, valores, conhecimento, dentre outros, pois, estes proporcionariam maior diferencial competitivo frente às demandas do ambiente.
Nesse contexto, o conhecimento da gestão de pessoas, que envolve o clima organizacional, constitui-se em um instrumento estratégico para o desenvolvimento proativo do comportamento humano. Este permitirá uma melhor avaliação dos processos de comunicação, trabalho em equipe, liderança, tomada de decisões, comprometimento, além, das condições físicas do ambiente de trabalho, variáveis que, sem dúvida, influenciam as atitudes, a conduta, a satisfação, a produtividade e a motivação das pessoas.
A pesquisa de Clima Motivacional consiste em um levantamento de questões que caracterizam uma representação da realidade organizacional, retratando o que as pessoas