Cultura Formal e Informal
________________________________________
1
Considerando a questão da cultura organizacional, explique, com palavras suas e na sua forma de ver, a diferença entre cultura formal (oficial) e informal. Explique também as disfunções da cultura organizacional e os possíveis resultados destas disfunções. Utilize no máximo 20 linhas.
Peso: 3.0
Cultura Formal é aquela que se cria, se discute, se processa e se consome dentro dos meios oficiais, que são os do Estado e os do Mercado. Os meios oficiais do Estado são as universidades, as academias de letras, os conservatórios, as galerias e escolas de Belas Artes, as escolas e grupos de teatro com apoio oficial, etc. Cultura informal envolve toda a atividade cultural em que circula pouco ou nenhum dinheiro; em que as pessoas agem motivadas pelo entusiasmo próprio, sem que ninguém as contrate ou as obrigue; onde as obras são produzidas e circuladas pessoa-a-pessoa, sem intermediários e sem cobertura da imprensa.
A maior disfunção da cultura organizacional é a de criar barreiras à mudança. Uma organização forte produz membros com um conjunto de comportamentos explícitos que funcionaram bem no passado. Naturalmente, a expectativa é de que funcionem bem no futuro. Paradoxalmente, podem produzir rigidez na organização, dificultando as necessárias mudanças. Outra disfunção é que ela pode criar conflitos dentro da própria organização. Subculturas podem se tornar tão coesas que acabam desenvolvendo valores suficentemente distintos que separam o subgrupo do resto da organização. Sub-culturas que se desenvolvem em velocidades diferentes de outras unidades geram falta de coordenação interna e afetam as relações externas.