pesquisa de clima organizacional
Resenha referente ao capítulo 2 do livro:
SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do Comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CLIMA ORGANIZACIONAL
Primeiramente o clima organizacional é importante para que se possa entender melhor o comportamento e as atitudes no ambiente de trabalho, assim como a qualidade de vida e a organização do local. Onde pode visualizar-se a que ponto o ambiente de trabalho tem influência sobre o comportamento humano.
Devido à inconstância que vivemos hoje em dia no trabalho, há uma grande preocupação das empresas em entender quais influências ocorre no cotidiano e na organização de um grupo organizacional. Segundo Schneider e Reichers (1983) estas percepções constituem a base do clima organizacional.
Com o passar do tempo, foi compreendendo-se mais precisamente as características psicológicas, influências sociais, situacionais e organizacionais no comportamento humano.
No passado, o assunto envolvendo o clima organizacional era pouco discutido, mas com o passar dos anos foi se verificando o quão importante é, nos tempos atuais, não somente na qualidade de vida do trabalhador, mas também em outras dimensões profissionais.
Houve uma grande discussão sobre como seria este conceito, de fazer a distinção entre o clima organizacional, que é formados por elementos cognitivos e o clima psicológico que se constituem de elementos afetivos. De acordo com Brief e Weiss (2002) também há uma distinção entre satisfação e satisfação no trabalho, sendo que, satisfação é uma atitude do indivíduo perante seu trabalho e a satisfação no trabalho pode ser definida como julgamento avaliativo, positivo ou negativo que o trabalhador faz da sua situação de trabalho.
O clima organizacional é formado pelas percepções compartilhadas entre os trabalhadores. Através das avaliações é possível constatar se o trabalhador ajusta-se na concepção