PESQUISA DE CAMPO Copia
Atualmente, o número de pessoas que possuem smartphones vem crescendo cada vez mais e, com esse crescimento, percebe-se uma certa dependência que esses aparelhos geram em seus usuários. O que leva as pessoas passarem tanto tempo na frente desses dispositivos?
Segundo NICOLAI-DA-COSTA (2004), as tecnologias de informação e telecomunicações em que as manifestações de maior impacto social são a internet e a telefonia celular, tendem para um mesmo objetivo.
Embora ninguém possa discordar do fato de que essas tecnologias são convergentes e, ao se complementarem, geram espaços de vida alternativos aos convencionais, a literatura recente mostra que há algumas diferenças importantes no que se refere aos impactos sociais e psicológicos que a Internet e os celulares vêm causando. (NICOLAI-DA-COSTA, 2OO4, P. 166)
Pode-se observar que, junto com o uso do celular, está também a dependência da internet que hoje tem seu acesso facilitado através das redes wi-fi, 3G e agora a 4G, sendo quase impossível dissocia-los e sendo, possivelmente, uma das principais causas do uso constante dos aparelhos móveis juntamente com o uso de jogos e redes sociais.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa qualitativa com jovens e adultos usuários ativos de smartphones com a finalidade de saber o porquê dessas pessoas passarem tanto tempo utilizando seus celulares, qual a importância desses dispositivos no seu dia a dia e se/ou como seu uso excessivo interfere nas suas relações pessoais.
2 METODOLOGIA
Par a realização deste projeto, foi feita uma pesquisa qualitativa com 5 pessoas entre 18 e 21 anos de ambos os sexos, usuárias ativas de smartphones. O questionário possuía 6 perguntas abertas de forma que a pessoa pudesse explanar sua opinião e experiência sobre o assunto. Cada questionário foi aplicado em cerca de meia hora com presença de 8 academicos do 3º período noturno do curso de psicologia da FASI. Como base teórica, foram utilizados cerca de três artigos