Pesquisa da EAD da UFU
O presente trabalho pretende esclarecer a pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia sobre a sua modalidade da Educação à distância, proposta pela professora a Esp. Márcia Carvalho dos Santos através da oficina de fundamentos e didática da EAD.
A prática da educação a distância está vinculada à função social de implementação de um ensino de qualidade, gratuito e comprometido com a inclusão social.
A Universidade Federal de Uberlândia oferece atualmente diversos cursos na modalidade à distância.
Ao longo dos últimos 15 anos a UFU vem acumulando experiências com o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias da informação e comunicação. Durante esse período houve uma preocupação em se consolidar uma infra-estrutura de suporte técnico e tecnológico que se mostrasse capaz de suportar o desenvolvimento de diferentes iniciativas em Educação a Distância - EaD.
Diante dessa condição favorável, a UFU empreendeu ações para a elaboração de sua política institucional de EAD oficializada por meio de resolução do Conselho Universitário em 2004. A aprovação da política em 2004 situou, portanto, a UFU no âmbito dessa modalidade formativa e reavivou os anseios da comunidade universitária que, desde 1997, se debruça sobre a questão. Essa formalização se confirmou por meio do documento do MEC publicado no Diário Oficial da União - Portaria n° 1.262, de 16 de outubro de 2008 - que trata do credenciamento da Universidade Federal de Uberlândia para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, pelo prazo máximo de 5 (cinco) anos.
Pesquisa da UFU que possuem a modalidade de educação à distância:
CEAD – Centro de Educação á Distância
O CEAD é responsável pelo apoio e intermédio da criação e operacionalização de cursos na modalidade a distância na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi criado mediante a resolução 06/2007, do Conselho Universitário de 30 de