PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REGIONALISMO CRÍTICO
REGIONALISMO CRÍTICO: ARQUITETURA MODERNA E IDENTIDADE CULTURAL
Resumo crítico apresentado como requisito final de avaliação da disciplina de Fundamentos do projeto de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pelo Prof. José Walter Teles Chou, no 1 semestre de 2014.
Aracaju
Maio, 2011
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO...................................................................................................................04
2 – REGIONALISMO CRÍTICO: ARQUITETURA MODERNA E IDENTIDADE CULTURAL.............................................................................................................................05
1 - INTRODUÇÃO
Regionalismo Crítico foi um termo usado primeiramente por Alexander Tzonis e Liane Lefaivre para designar uma arquitetura que tenta se opor ao deslocamento e falta de significado na Arquitetura Moderna, usando forças contextuais para devolver-lhe um senso de lugar e significado. O termo foi apropriado por Kenneth Frampton, em seu artigo “Por um regionalismo crítico: seis pontos para uma arquitetura de resistência” Frampton evoca a pergunta de Paul Ricoeur de “Como tornar-se moderno e voltar às raízes; como reavivar uma velha, adormecida civilização e ser parte da civilização universal?“. De acordo com Frampton, o Regionalismo Crítico deveria adotar arquitetura moderna criticamente, por suas qualidades progressivas universais, mas ao mesmo tempo deveria avaliar melhor sua inserção no contexto.
O Regionalismo crítico é diferente do regionalismo puro e simples, o qual tenta alcançar uma correspondência um-a-um dos elementos da arquitetura vernácula, de um modo consciente, mas sem participar conscientemente do universal.
2 - REGIONALISMO CRÍTICO: ARQUITETURA MODERNA E IDENTIDADE CULTURAL
A universalização ao decorrer do tempo, está levando os países desenvolvidos e os