Semana da Arte Moderna
PERIDO LITERARIO MODERNISMO
Luana Silva de Arruda
Barra do Garças – MT, Dezembro de 2013
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CRISTINO CÔRTES
PERIODO LITERÁRIO MODERNISMO
Trabalho apresentado pela aluna Luana Silva de Arruda ao 3º ano do ensino médio “B” da Escola Estadual Antonio Cristino Côrtes como pré-requisito de aprovação parcial na disciplina de língua Portuguesa, sob a orientação da Professora Gleiciane.
Barra do Garças – MT, Dezembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará sobre as três fases do período literário Modernismo, o seu inicio, o contexto histórico, suas características e principais autores e obras da época. A primeira geração do Modernismo retratará essa ruptura, o incisivo e duro modernismo que teve entre a arte do passado da história, na segunda fase apresentará o romance regionalista no parâmetro de criticar e dizer a situação da sociedade na época e finalmente a terceira fase mostrará as novas literaturas brasileiras voltadas a valorizar a arte regional e popular.
1.0 Cronologia
A primeira fase do Modernismo foi criada no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo.
A segunda fase do Modernismo iniciou-se em 1930 a 1945, foi caracterizada pelo predomínio da prosa de ficção e o romance regionalista. E então por fim a terceira fase do Modernismo teve inicio em 1945 a 1950 que foi o começo de instalações de novos rumos para a literatura brasileira.
2.0 Contexto Histórico de todas as fases do Modernismo
2.1 A primeira fase do Modernismo
O Modernismo teve início em meio à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais. Contudo, a industrialização chegava ao Brasil em consequência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e ocasionou o processo de urbanização e o surgimento da burguesia. O número de imigrantes