Processo Adminisrativo
A função de Controlar está relacionada com as outras funções do processo administrativo: Planejamento, organização e direção repercutem nas atividades de controle da ação empresarial.
A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados. Quando se fala em resultados desejados, parte-se do princípio de que esses resultados foram previstos e precisam ser controlados. Então, o controle pressupõe a existência de objetivos e planos, pois não se pode controlar sem planos para definir o que deve ser feito. O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado. Quanto mais complexo, definidos e coordenados forem os planos e quanto maior for o período de tempo envolvido ,tanto mais complexo será o controle.
Controlar é:
Definir padrões de desempenho;
Monitorar o desempenho com os padrões;
Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
O sistema de controle deve incluir os seguintes aspectos essenciais:
1. OBJETIVO: O controle requer um objetivo, um fim predeterminado, um plano, uma linha de atuação, um padrão, uma norma, uma regra decisória, um critério ou uma unidade de medida;
2. MEDIÇÃO: O controle requer um meio de medir a atividade desenvolvida. O que não se pode medir não se pode administrar;
3. COMPARAÇÃO: Um procedimento para comparar tal atividade com o critério definido;
4. CORREÇÃO: Algum mecanismo que corrija a atividade em curso para permitir-lhe alcançar os resultados desejados'
A finalidade do controle é assegurar o maior controle possível dos resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia e monitora a atividade exercida para um fim previamente determinado.
As evidências mostram