Semana da arte moderna
BY UZINGABLOG ON 6 DE DEZEMBRO DE 2012 IN SEM CATEGORIA WITH
UMA COLABORAÇÃO DE: UZINGA
A semana da arte moderna de 1922, foi realizada entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, o evento que deu início ao modernismo no Brasil completou 90 anos em 2012. Na semana de arte moderna foram abordados temas como pintura, escultura, poesia, literatura e música, vários nomes, referências até hoje para a cultura brasileira, participaram do evento.
Os padrões estéticos, culturais e sociais antes da semana da arte moderna eram baseados nos padrões tradicionais europeu. O objetivo do evento era inovar o ambiente artístico e cultural de São Paulo, na época o movimento foi pouco compreendido, mas sua repercussão com passar dos anos foi tão grande que hoje usamos a palavra “moderna” como sinônimo de novidade e inovação. A primeira imagem é a capa do catálogo da Semana da Arte Moderna, a segunda imagem é um cartaz de divulgação da Semana da Arte Moderna criada por Di Cavalcante, a terceira imagem é um cartaz anunciando o último dia da semana com a apresentação de Villa-Lobos, a última imagem é um cartaz da Samana de 22 satirizando os grandes nomes da música, literatura e pintura.
RESUMO DA HISTÓRIA DA SEMANA DA ARTE MODERNA
É possível notar uma revolução cultural após a semana da arte moderna de 1922, o evento visava divulgar novas ideias e conceitos sobre arte.
Muito do que admiramos e nos habituamos são frutos da semana de arte moderna 1922, exemplos são as declamações de poesias, que tiveram início na semana da arte moderna, anteriormente as poesias eram apenas escritas, cantores passaram a se apresentar acompanhados por orquestras sinfônicas, o que chamamos de concertos, sem contar as esculturas, telas, e maquetes arquitetônicas com traços arrojados e inovadores para época.
Outros movimentos deram continuidade na revolução cultural que deu início na semana da arte